Buscar
  • M. Marinho

Marketing Político para o mandato: Comunicação e Gestão de crises em tempos de internet (online)

Atualizado: há 6 dias

Início de mandato e as cobranças dos eleitores já estão a todo vapor, não é?!


A atividade política é isso, mediação de conflitos, interesses e possibilidades. Mas num ambiente onde os atores políticos são demonizados, como interagir com os cidadãos da melhor forma? Como mostrar a eles que, de fato, há muito trabalho sendo feito? Como manter o apoio dos eleitores e agregar e engajar pessoas no seu projeto Político?


Vamos trabalhar isso no nosso próximo curso de Marketing Político para o Mandato.





Carga horária: 06 horas [09h às 12h e 14h às17h]

Público/requisitos: Assessores de comunicação e imprensa dos gabinetes parlamentares, do executivo e secretarias municipais; Chefes de gabinete; Jornalistas; Publicitários; Profissionais de Marketing; Demais interessados no tema.

Ementa: A web como espaço de atividade política: formas e canais bilaterais de comunicação, informação, interação e mobilização entre cidadãos e agentes políticos on e offline. Planejamento da comunicação do mandato e gestão de crises.

Objetivo: Contextualizar o fazer político na atualidade da web 4.0 considerando os interesses, necessidades e expectativas tanto dos cidadãos quanto dos atores políticos, além de oportunizar o debate sobre as dinâmicas e potencialidades das ferramentas da web para a gestão dos mandatos.

Resultados esperados: Ao final da palestra os/as participantes estarão aptos/as a realizar um diagnóstico sobre a pertinência de suas formas de utilização das ferramentas web para informação e comunicação, bem como mapear e propor estratégias mais efetivas e alinhadas com as demandas percebidas no mandato.

Conteúdo programático:

A evolução da Comunicação Política

Marketing Político no mandato

Diagnóstico: a realidade da comunicação com os cidadãos do município on e offline

Informação X Comunicação: como interagir com os cidadãos

Campanha permanente – projetos políticos futuros

Imagem e Posicionamento

Ferramentas digitais e offline

Produção de conteúdo e adequação de canais.

Desejos, necessidades e expectativas: “o demônio mora nos detalhes”

Gestão de crise: monitoramento e intervenção

Mobilização e Engajamento

Elementos para tomada de dicisões e seus impactos na sociedade.

Metodologia: aula expositiva; análise de casos locais; exercícios práticos.

Data: 27/03/21

Local: Online via Zoom

Inscrições: plataforma Sympla

Investimento individual: R$499,00 (parcelamento via cartão de crédito em até 10 vezes)

Emissão de certificados: sim.



  • Linkedin
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

© 2019 Todos os direitos reservados a Marcos Marinho