top of page
Buscar
  • Foto do escritorM. Marinho

São os políticos que mandam no Brasil? - Uma live sobre: Lobby, Pressão e Interesses

Mais do que nunca, por causa da pandemia do Covid-19, temos visto embates entre atores políticos mandatários, grupos empresariais e pessoas dos mais variados segmentos sociais.


O ponto de maior desacordo é: devemos manter as pessoas dentro de suas casas e as tividades comerciais/industriais não essenciais paralisadas? Ignorando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) muitas pessoas, inclusive o próprio presidente da república, têm criticado as medidas defendidas por governadores, prefeitos e parlamentares que acreditam que o mais sensato é fechar tudo para achatarmos a curva de contágio comunitário.


Os políticos estão sofrendo pressões de todos os lados para reabrirem os comércios e acabarem com as restrições de mobilidade nas cidades. Mas não são os políticos que mandam no Brasil? Será que a atividade política é direcionada pela opinião pública, pelos interesses do mercado ou pelas crenças religiosas acima dos desejos dos mandatários e de seus partidos?


Para nos ajudar a entender melhor essa disputa de Poder que envolve vários atores e segmentos convidei uma das mulheres que mais conhecem sobre o assunto, exatamente por vivenciar os bastidores de Brasília, Beatriz Falcão.



Beatriz é Cientista Política, especialista em Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas. Começou a atuar na área de RelGov em 2013 e desde então atendeu empresas privadas, associações, sindicatos e ONGs. Atualmente coordena equipe de jovens lobistas em uma consultoria, em Brasília. Cursou segunda graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília e participa como convidada, de podcast, falando sobre política brasileira (anticast). Em 2019, ministrou aulas de Processo Legislativo para alunos do curso da Faculdade de Direito na UNB, como voluntária. Também participa de coletivos de mulheres lobistas e projetos de iniciação para profissionais da área.

Contatos Beatriz: Twitter: @bea_hawk LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/beatriz-f...


Links artigos Marcos Marinho:

A representação social dos partidos políticos no Brasil e Portugal: a opinião dos internautas sobre os partidos de seus países. (https://www.researchgate.net/publicat...)

Heróis de capa: Dos tribunais para as listas de intenção de votos. A representação dos juízes Joaquim Barbosa e Sérgio Moro nas capas das principais revistas brasileiras entre 2007 e 2017 (https://www.researchgate.net/publicat...)

A ATUAÇÃO DOS MEDIA NA RELAÇÃO ENTRE ATORES POLÍTICOS E CIDADÃOS (https://www.researchgate.net/publicat...)

Um cidadão para chamar de meu -A busca dos telejornais goianos pela legitimação de seu papel social na luta pela audiência (https://www.researchgate.net/publicat...)


Contatos para palestras, cursos, consultorias e parcerias:

www.mmarinhomkt.com.br

marcos@mmarinhomkt.com.br

6 visualizações0 comentário
bottom of page