top of page
Buscar
  • Foto do escritorM. Marinho

Crowdfunding (Financiamento Coletivo) nas Eleições 2020

No Episódio 38 de República Cast falamos de crowdfunding nas eleições. O crowdfunding (financiamento coletivo ou colaborativo) surgiu do ambiente empresarial, apresentando-se como um mecanismo de financiamento do “empreendedorismo criativo”.


Desde 2015 é proibido o financiamento de campanhas eleitorais por empresas, o que fez com que partidos e coligações passassem a buscar novas formas de arrecadar dinheiro para esse fim. Em 2017 tivemos alterações nas regras sobre arrecadação e financiamento de campanhas eleitorais e uma das grandes novidades para os candidatos foi que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que sites de arrecadação coletiva promovam campanhas de patrocínio de candidatura, regularizando a prática de crowdfunding nas eleições.


A ideia de financiamento coletivo de campanha nas eleições de 2018 surge para que candidatos e partidos possam captar recursos em suas campanhas, mas como essa ferramenta poderá ajudar os candidatos e candidatas em 2020? Ouça!


Participam do episódio Darlan Campos, Marcos Marinho, Felipe Tonet e Felipe Oriá.


Felipe Tonet - Jornalista, especializado em Gestão da Comunicação em Plataformas Digitais pela ESPM-SP, é consultor e estrategista de comunicação e marketing político digital. Possui experiência em gestão de crises, construção de reputação digital e mobilização em mandatos políticos e campanhas eleitorais. Escreve artigos para o site Marketing Político Hoje.


Felipe Oriá - Felipe Oriá é co-fundador do movimento Acredito, foi Diretor da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco e professor e pesquisador na Fundação Getúlio Vargas, onde coordenou o Laboratório de Políticas Públicas - LABFGV, com foco em inovação no setor público. Mestre em políticas públicas pela Harvard Kennedy School of Government e cientista político pela Universidade Federal de Pernambuco, acumula experiências em diversos níveis de governo, tendo passado por instituições como a Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Organização dos Estados Americanos e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.


*Estamos nos principais agregadores de podcast: SoundCloud, Breaker, CastBox, PocketCasts, RadioPublic, Anchor, Stitcher, Google Podcast, Spotify

41 visualizações0 comentário
bottom of page